sexta-feira, março 30, 2007

Meu Deus, livra-nos dos néscios!

Esses são os néscios, os néscios são os que não escutam e falam muito.
Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.
Quem são essas pessoas que se dirigem a um destino tão triste? Ser néscio é antónimo de sábio. Enquanto os sábios caminham para a vida, os néscios dirigem-se para a morte.
Antes de partir para as suas actividades diárias, hoje, pergunta-te: “Onde estou a ir? O caminho que estou a seguir é o caminho que eu acho correcto ou é a estrada que Deus estabeleceu para mim?” Isso é vital, porque “os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição”.
Porquê neste lixo, uma simples resposta inocente merece uma reprimenda dos néscios?
Porque os néscios sempre reprimem, e sempre assim o farão, a respostas inocentes. Não sabem, no entanto, que grandes riquezas permanecem no lixo por haver néscios. Não as procuram em lugar algum pois não se consideram lixo.
Então:
Queimada veja eu a terra,
onde o torpe idiotismo
chama aos entendidos néscios,
aos néscios chama entendidos.
Queimada veja eu a terra
onde em casa, e nos corrilhos
os asnos me chamam d'asno,
parece cousa de riso.

quarta-feira, março 28, 2007

O Poema

Ele chegou, fruto da prima união dos seus geradores, que para eles era uma mera folia, misturada com descoberta, mas que se tornou num caso curioso. As suas características capitais revelam o irreversível, onde tudo o que faz, fez e fará condicionará a sua e todas as restantes vidas. Irreverente, aventureiro, fazedor, pensador, livre e optimista demarcam-no dos restantes. Talvez por isso seja incompreendido, ou mal compreendido. Ou talvez mesmo seja bem compreendido, mas invejado por alguns, embora sempre gracioso para todos. A sua vida sempre lhe proporcionou tudo o que quis. Bafejado pela ventura? Talvez… Foi merecida? Provavelmente! Uma coisa é certa, ele vive sem prejudicar ninguém, e esse talvez seja o seu maior feito. Se todos abraçassem esta premissa, o orbe seria sem dúvida um melhor local para todos coabitarem. Este é o seu desejo, a sua batalha, pois afinal não passamos de guerreiros, uns pacíficos, outros bélicos. Cabe a cada um de nós escolher de que lado se encontra ou quer encontrar. Eu já escolhi. O lado d’Ele.

sexta-feira, março 09, 2007

Peço desculpa!

Olá a tod@s!
Já repararam na expressão: - “Peço desculpa”. Já? Mas já repararam bem? Acho que não… Ou talvez sim, mas inconscientemente! Ou conscientemente, caso na verdade não queiram realmente pedir desculpa e apenas pretendem mostrar que são educados. A sociedade de hoje em dia peca muito na cortesia. Já não nos deparamos com o civismo que encontrávamos há três gerações atrás, onde o cavalheirismo e a delicadeza imperavam. Hoje em dia todos gritam com todos, todos insultam todos e se damos um encontrão a alguém na rua, muitas vezes dizemos “Peço desculpa”. Peço desculpa… A locução “Peço desculpa” foi concerteza criada por alguém que não era capaz de pedir desculpa e os seus seguidores e reprodutores a adoptaram convenientemente. Porque não sermos mais calorosos uns com os outros? Somos dos países mais quentes da Europa, vamos então usar essa vantagem competitiva. Vamos seguir o romanismo. O que é o romanismo, perguntam vocês? O romanismo vem de Roma… Ora Roma, se já repararam, para além de ser uma cidade devidamente romântica, é Amor (ao contrário). Então a minha proposta é a seguinte: Cada vez que incomodarem alguém do sexo feminino de aparência interessante, conferiram-lhe um enorme e repenicado beijo. Nos restantes casos, (sexo masculino ou sexo feminino pouco interessante), um aperto de mão é suficiente. No caso de serem advogados, políticos, seguranças de discotecas ou agentes da autoridade, um “Peço desculpa” é mais que suficiente… Se todos seguissem o romanismo é que era vida! O resto é conversa…